Como realmente aproveitar um retiro espiritual sem distrações externas?
Oi pessoal, estou pensando seriamente em participar de um retiro espiritual, mas estou com algumas dúvidas sobre como realmente me desligar do mundo lá fora e aproveitar a experiência de forma profunda. Vi um lugar que trabalha com práticas como meditação, silêncio, cura interior e o que são constelações familiares, e me pareceu interessante, mas tenho medo de não conseguir me conectar totalmente. No meu dia a dia, estou sempre no celular, respondendo mensagens, lidando com trabalho, e acho que esse ritmo acelerado vai me seguir mesmo durante o retiro, a menos que eu consiga mudar algo internamente. Não quero que vire só uma viagem para "relaxar" e sim uma experiência transformadora. Como vocês fazem para se entregar de verdade a esse tipo de vivência? Vocês levam celular? Mantêm alguma rotina digital ou cortam tudo? Qual foi a sensação de realmente se desconectar? Quero muito ouvir experiências reais, porque estou tentando me preparar de forma mais consciente. Obrigado desde já!
No local, deixei o celular no fundo da mala, desligado, e nos primeiros momentos foi estranho mesmo. A mente procura qualquer coisa para se distrair. Mas aí o espaço em si, o ritmo calmo, as atividades como meditação em silêncio, caminhada consciente, e os círculos de partilha foram me puxando para um lugar muito mais interno. A prática de constelações familiares então... mexeu com partes minhas que eu nem sabia que estavam ali guardadas. A sensação depois foi como se eu tivesse reencontrado algo essencial que estava empoeirado. Dá medo no início, sim, mas vale muito a pena se permitir.